O Festival
O Festival
O Festival

Nossa história

Tradicional vila de pescadores no Litoral Norte da Bahia, a Praia do Forte tem sua origem ligada à antiga fortaleza erguida no Século XVI para proteger a costa de invasores. Considerada a primeira fortificação militar portuguesa do Brasil, o Castelo Garcia d’Ávila é um dos mais importantes monumentos do patrimônio histórico nacional, e por suas características medievais, é também a única construção do gênero nas Américas.

Com o passar dos séculos, o pequeno povoado que se formou na região foi incorporado ao mapa turístico da Bahia, ganhando pousadas de charme, hotéis de luxo, lojas de grife e uma cena gastronômica digna de uma grande metrópole. Foi nesse contexto que, em 2006, surgia o Tempero no Forte, um festival que acrescentou ainda mais cultura e sabor a um destino tão amado por baianos e turistas.

Desde a sua concepção, o Tempero promove a música, a culinária e a arte como valorização regional, desenvolvendo o empreendedorismo e a economia criativa, na certeza de poder encantar o público com a cultura local e sua rica gastronomia.

Em 2017, o Festival chegou a Salvador, fruto de uma parceria com a Boa Lembrança e trazendo os sabores da Baía de Todos os Santos, da carne de fumeiro aos frutos do mar. Era o início do

Tempero Bahia, um grande sucesso que se repetiu em 2018, atingindo quase meio milhão de visualizações nas redes sociais, e em 2019, com um tema que destacou a mistura de ingredientes e costumes dos povos europeus, indígenas e africanos.

Assim, com a chancela de quatorze edições do Tempero no Forte, realizado na Praia do Forte, e três do Tempero Bahia, realizado em Salvador, em 2020 é celebrada uma Edição Especial, reunindo o universo digital com o circuito nos Restaurantes e oferecendo conteúdos de gastronomia, turismo e sustentabilidade, além de disponibilizar as redes do evento em apoio aos micro e pequenos empreendedores.

Citado em pesquisa realizada pelo Sebrae Nacional e pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) como uma das três principais atrações da região, o Tempero atrai pessoas das mais diferentes localidades, e desde 2019 integra o Calendário Nacional de Eventos do Ministério do Turismo, por sua importância para o destino.

Ministério do Turismo apresenta:

Tempero Bahia
Quer saber mais sobre o Festival? Fale conosco
Siga-nos em nossas redes
Tempero Bahia
2020 - 2021. Tempero Bahia. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital